top of page

Exercício para prevenir quedas em idosos: uma revisão sistemática atualizada e meta-análise.


As quedas são um dos maiores problemas que os idosos enfrentam. Os dados mostram que aproximadamente 36% dos adultos com mais de 65 anos experimentam uma queda a cada ano, e cada um desses acidentes pode ter sérias implicações. Não só uma queda pode resultar em uma lesão grave ou morte, mas os indivíduos mais velhos que caem passam a ter mais ansiedade e depressão, e uma qualidade de vida reduzida como resultado. A população mundial também está envelhecendo, o que significa que a incidência de quedas deve continuar aumentando com ela. Isso mostra por que é tão importante identificar métodos que ajudem a evitar quedas entre pessoas idosas.

Muitos métodos de prevenção estão disponíveis e uma grande quantidade de pesquisas foi conduzida sobre este assunto, mas uma revisão abrangente que classifica todos esses métodos ainda está para ser realizada.

Um estudo publicado em 2017 teve como objetivo testar o efeito do exercício físico na prevenção de quedas. O estudo foi feito analisando 88 estudos com 19 478 participantes. Foi demonstrado, no geral, que o exercício reduziu a taxa de quedas em pessoas idosas em 21% com os maiores efeitos observados em programas de exercícios desafiaram o equilíbrio e envolveram mais de 3 horas / semana de exercício. O estudo demonstrou que o exercício de "desequilíbrio" pode, sozinho, prevenir quedas em pessoas idosas.

Os idosos que estão em risco de quedas devem, portanto, ser encaminhados a um serviço de fisioterapia especializado em prevenção de quedas. Esses programas são baseados nas necessidades e habilidades dos pacientes e, quando seguidos, podem ajudar a reduzir o risco de quedas e manter os idosos mais seguros.

Br J Sports Med. 2017 Dec;51(24):1750-1758. doi: 10.1136/bjsports-2016-096547. Epub 2016 Oct 4. Exercise to prevent falls in older adults: an updated systematic review and meta-analysis.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page